Biblioteca Pública de SC

 

Descrição

Projeto desenvolvido em conjunto com os arquitetos Charles Boni, Luciana Noronha Pereira, Rodrigo Augusto Fornara e o engenheiro João Luiz Pacheco.


Localizada à esquina de duas importantes vias do Centro da Cidade de Florianópolis – no entroncamento entre as ruas Tenente Silveira e Álvaro de Carvalho – a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina situa-se em um complexo contexto urbano, na “costura” de fragmentos e cristalizações de diversos momentos históricos e sócio-culturais da ilha de Florianópolis, antiga Desterro.

O partido arquitetônico foi orientado pela edificação existente, pelas necessidades de controle de características internas, tais como, índice de luminosidade, temperatura e umidade, propiciando ora conforto ao usuário e funcionários, ora, a preservação do acervo. 

  
A solução arquitetônica adotada na fachada principal, com a disposição de brises metálicos em curva, que “entram” em direção ao hall principal da biblioteca, “convidam” os usuários, os passantes, os moradores da região a fruição da biblioteca, seja como local público de acesso à informação, à cultura e ao lazer, seja como objeto arquitetônico. Esses elementos, além de protegerem as grandes fachadas envidraçadas existentes – diminuindo o consumo de energia para o condicionamento do ambiente interno e protegendo o acervo da radiação solar direta – apresenta e se comunica com a seguimentação e organização do espaço interno à biblioteca.